sábado, 28 de fevereiro de 2009

O Senhor atendeu a minha aflição.

O Que Existe
em um Nome
Lia
Gênesis: 29.32

O que existe em um nome? Muita coisa! Nos tempos bíblicos, os nomes dados aos recém-nascidos eram muitos significativos. O nome expressava os sentimentos dos pais e, muitas vezes, fazia alusão às circustâncias da história da família. Geralmente, o relacionamento que os pais desfrutavam com Deus evidenciava-se no nome do bebê. Por meio do nome dado ao filho, as mães e os pais transferiam suas expectativas, sua fé ou um pouco de sua sabedoria adquirida. Foi o que sucedeu com Lia, uma das notáveis servas de Deus ao longo dos tempos. Ao acompanhar a jornada de Lia rumo à maturidade espiritual, você verá que, assim como os anéis do tronco de uma árvore marcam seu crescimento, os nomes de seus filhos também marcam seu crescimento espiritual no Senhor.
Lia teve a infelicidade de dividir seu marido, Jacó, com sua irmã, Rquel. A Bíblia diz que Jacó "amava mais a Raquel do que a Lia", e que Lia "era preterida". Tanto Lia como Raquel eram estéreis, mas o Senhor "fe-la fecunda"; assim, Lia concebeu e deu à luz um filho.
Enquanto aconchegava seu bebê junto ao peito. Lia deu-lhe o nome de Rúben, que significa "Vejam, um filho!" ou "Eis um filho!". Lia disse: " O Senhor atendeu à minha aflição, por isso agora me amará meu marido."
Então, o que existe em um nome? No nome Rúben vemos os desejos e anseios de Lia em relação a seu casamento. Ela esperava po Jacó, seu marido de quase 90 anos, passasse a amá-la por ela lhe ter concebido seu filho primogênito! Essa era sua esperança como mulher.
Implícito no significado do nome de seu bebê estava a feliz surpresa de Lia diante da compaixão de Deus para com ela. Ao dar o nome de Rúben a seu filho, ela reconheceu e agradeceu a bondade de Deus e sua providência.
Deus viu sua aflição e a favoreceu. Lia ficou tão feliz que transmitiu essa felicidade ao filho. Para Lia, desprezada pelo marido, Rúben seria sempre a prova pessoal do amor misericordioso de Deus.
ORAÇÃO: Obrigada, Senhor, por sabermos que a ausência de bênçãos terrenas revela a presença de teu amor eterno.

Um comentário:

  1. Amém ... Que o Senhor atenda minha aflição também pois Ele é o mesmo ontem, hoje e amanhã.
    bjssssssssss
    Rosane

    ResponderExcluir